Nos dias que vivemos, com o aumento poder aquisitivo da população geral, não é difícil vermos ainda que em lojas, as novas televisões Full HD que prometem uma experiência de imagem completa (trabalhando com 1080p), mas saiba que essas televisões não são o que existe de mais moderno em termos de resolução. Essa realidade se aplica hoje ao cinema e a mídias digitais, estamos falando da tecnologia 4K.
Esta resolução promete cinco vezes mais definição que o Full HD, sua utilização começou a ser testada em 2006 nos grandes estúdios de filmagem e ainda hoje não é utilizada de maneira “industrial” pela dificuldade de reprodução das pesadas imagens.
Outro grande problema na área da sétima arte é a facilidade de identificar erros em imagens desta escala, ao utilizarmos projetores ou televisões comuns para rodar estas imagens não teríamos grandes melhoras, porem se utilizássemos projetores 4k poderíamos perceber graves erros e falhas que não são percebidas em 1080p.
Colocando em miúdos temos as seguintes resoluções:
FULL HD 730p - 1280 x 720
FULL HD 1080p - 1920 x 1080
2K – 2048 x 1080
4K – 4096 x 2160
4k e o YouTube
Hoje está tecnologia esta cada vez mais próxima de nós, o YouTube disponibiliza o Upload de vídeos em 4k e a reprodução dos mesmo, claro que essa tecnologia não é para qualquer um tendo em vista que hoje as velocidades médias de internet no Brasil estão em torno de 10MB, velocidade drasticamente abaixo da necessária para a visualização de “4k”s sem cortes.
Claro que para falarmos desta tecnologia não podemos pensar no agora, tendo em vista o aumento de banda e de monitores com cada vez mais definição, em um futuro talvez não tão breve essa resolução possa ser utilizada como hoje é a 1080p, mas hoje pode ser considerado por muitos um “desperdício” do Google em um site streaming de vídeo.
E para contentar nós meros mortais, uma foto que chega próxima da resolução 4k:
Fonte: hdinfotech.blogspot.com
Tags:
Tecnologia
0 comentários:
Postar um comentário