Bichinhos mansos, curiosos, brincalhões e bem fofinhos. Precisam de pouco espaço e dão pouco de trabalho. Não transmitem doenças, não precisa de vacinas e custam bem baratinho. Já pensou em ter um? Os hamsters são pequenos roedores e a maioria das espécies são estritamente noturnos durante os meses de verão, dormindo durante o dia, quando a temperatura está mais elevada, e iniciando seu período de atividade ao entardecer, quando a temperatura diminui. Se você é uma pessoa da manhã, e não gosta de muita atividade durante a noite, um hamster provavelmente não será o animal para você. O barulho da rodinha na gaiola girando a noite pode incomodar a quem costuma dormir cedo.
O Hamster em ambiente doméstico deve estar abrigado do frio, calor excessivo e correntes de ar. Os acessórios necessários para os hamsters são: uma gaiola, um bebedouro, um comedouro preferencialmente para ser preso à gaiola, uma casinha e uma roda para se exercitar.
Os hamsters gostam de escalar, então muitos criadores recomendam a gaiola de metal porque os hamsters podem usar as barras para escalar e se exercitarem. Outra opção de gaiola é a de plástico que normalmente vêm com túneis e tubos por onde o bichinho pode se arrastar, para entretenimento e exercícios. No entanto, a desvantagem é que os hamsters podem mastigar o plástico, o que significa que eles poderiam escapar bem facilmente.
O tipo mais comum de cama para colocar no chão da casinha de seu hamster é serragem. Isso é ótimo, mas é muito importante evitar cedro e pinho. Há óleos tóxicos, em ambos, que poderiam prejudicar o seu hamster. Boas opções incluem serragem de faia ou outra madeira de lei. Folhas de jornal não são recomendadas pela toxidade da tinta. Seja qual for a cama que você escolher, renove-a semanalmente, já que seu hamster estará utilizando o banheiro nesta área também.
Troque frenqüentemente a água do bebedouro e sempre limpe o comedouro antes de colocar a comida nova. Os Hamsters necessitam queimar energia e para isso a gaiola deve ser equipada com rodas, argolas, escadas e pontes para que os animais possam exercitar-se, controlando assim o peso. Tais equipamentos devem ser resistentes e atóxicos.
Limpe a gaiola pelo menos quinzenalmente. Não use detergente ou sabão em pó. Se um pano molhado não conseguir limpar bem, passe sabão neutro, mas enxágüe muito bem. Não esqueça de limpar sua casinha, pois eles gostam de levar restos de alimento para lá.
Não dê banho. Se ele estiver sujo, passe um pano úmido e seque logo em seguida com um pano seco. Nunca passe talco ou outras coisas para deixá-lo cheiroso. Isso pode causar alergia ou intoxicação.
Hamsters têm o potencial para contrair vários problemas de saúde, que poderiam se transformar em problemas mais sérios, se não forem detectados logo. O tempo de vida comum de um hamster bem tratado é de 2 a 4 anos, embora eles possam viver mais tempo se forem mantidos saudáveis.
Você sabia que alguns hamsters hibernam? Embora a hibernação não seja muito comum, se o seu hamster está em uma zona fria, ele pode entrar em uma espécie de hibernação. Quando isso acontecer, seu hamster ficará silencioso e vai respirar devagar. Não entre em pânico, se for este o caso. Ele não está morrendo. O hamster só está com frio e precisa ser aquecido. Depois que estiver quente, você verá que ele voltará ao sempre foi.
O hamster vai comer praticamente qualquer coisa que você o deixar ter entre as patas. No entanto, a sua principal dieta deve consistir de uma base ração comercial ou sementes vendidos no petshop. Tenha em mente que os hamsters podem escolher através dos pedacinhos da ração e comer o que lhes agrada, então esta será a sua escolha preferida. Você pode acrescentar frutas frescas e legumes em pequenas quantidades à dieta do hamster. Há algumas coisas que você não deve usar para alimentar o seu hamster, entretanto. Alimentos que não são bons para seu bichinho incluem feijão, tomate, alho, cebola, chocolate, e naturalmente, qualquer alimento industrializado.
Antes de comprar um casal de hamsters lembre-se que ele têm altíssima capacidade de reprodução. Com apenas 43 dias de já se reproduz. Uma fêmea gerar por ano de 30 a 70 filhotes. As ninhadas variam em média de 4 a 18 filhotes.
Fonte: http://www.beautyrock.com.br
0 comentários:
Postar um comentário